Quartos de cama : Inspiração primavera!


Está na altura de prepararem o vosso quarto para a primavera! ;)
Deixo-vos algumas sugestões para  transformarem o vosso cantinho de repouso num espaço mais acolhedor, harmonioso e propício ao relaxamento total.
Assim, na hora de (re)decorar um quarto é importante ter em conta:
A ORGANIZAÇÃO:
Optem por organizar a cama, as mesas-de-cabeceira, a cómoda, e outros móveis, de forma funcional. É obrigatório que os móveis definam por si só as zonas de passagem, e que a circulação seja feita de forma simples e sem labirintos. Tenham no quarto apenas os móveis de apoio essenciais, pois é importante deixarem o espaço "respirar"!
AS CORES DAS PAREDES:
Quanto a cores, aconselho vivamente a escolha de tons claros. Os brancos, azuis-céu, pérolas, beges, rosas velhos. Estas cores lembram a paz, a harmonia e a primavera, e são também tranquilizantes e convidativas ao descanso e ao bem-estar. Farão maravilhas ao vosso sono de beleza.:)
Nota: Caso se sintam bem na presença de cores mais fortes, aconselho a personalização apenas de um parede / zona do quarto, como por exemplo a cabeceira da cama. Podem aplicar um papel de parede com padrões divertidos,  preenchidos com formas geométricas, flores ou riscas, contudo, nas restantes paredes, escolham tons mais claros para contraste.
Por exemplo: se optarem por riscas de várias cores numa parede, optem pelo tom da risca mais clara para pintarem as outras.
OS MÓVEIS:
 Para que haja harmonia entre elementos,  é importante que os móveis estejam cuidados e com bom aspecto. Assim, façam um check up geral ao vosso mobiliário de quarto, e consertem o que for necessário.
Se tiverem móveis brancos, podem combiná-los com todas as cores e tonalidades, do mais claro ao mais escuro, dependendo do ambiente que queiram criar.
Caso os vossos móveis sejam em tons bastante escuros, do castanho ao preto, aconselho a utilização de cores claras em têxteis, paredes, e acessórios de decoração. O resultado deste contraste claro/escuro é muito agradável e o espaço parecerá maior devido à amplitude conferida pelas cores claras, uma vez que os móveis escuros ocupam, visualmente,  muito espaço.
OS TÊXTEIS:
  • Capas de edredons
No mercado existem variadíssimos padrões e sugestões para capas de edredons e colchas.
Particularmente, e depois de uma ronda às novas colecções, sou fã dos padrões floridos para esta primavera. Fundos brancos e muitas flores em tons rosa, coral, verdes, azuis, etc.
Todavia, se os padrões floridos são o vosso maior pesadelo, existem outras opções! E os padrões geométricos ou lisos são sempre uma excelente escolha. Com um padrão liso nunca nos comprometemos.
  • Cortinados ou estores
Uma das maiores hesitações na decoração de um espaço tem que ver com a escolha dos cortinados /estores.
Esta é uma questão pertinente, principalmente no que diz respeito à aplicação dos mesmos. Assim, para cada caso apresento-vos algumas soluções.
1. Têm uma janela grande?
Utilizem cortinados. Apliquem-nos junto ao roda-tecto e deixem-nos cair no chão com uma baínha de pelo menos de 20 cm.
2. Têm uma janela muito pequena?

Aconselho estores. Em tecidos lisos, às riscas  ou em palhinha, optem pelo estore com o qual se identificam, e que melhor combina com a restante decoração.
3. Têm várias janelas e de vários tamanhos?
( No caso de se localizarem na mesma parede) Apliquem um cortinado na largura e altura total  da parede, pois assim criarão um painel único e o vosso espaço parecerá muito maior.
( No caso de se localizarem em várias paredes) Utilizem o mesmo tipo de cortinado e a mesma aplicação em todas as janelas, mesmo que tenham diferentes tamanhos.
Ou então: Podem assumir os diversos vãos e combinarem estores de vários materiais e cores, que para além de desempenharem função de estore, farão a decoração das próprias paredes, funcionando como quadros, não necessitando de mais adornos.
  • Cores e tecidos para cortinados
 Para que o cortinado sobreviva ao frio e ao calor, aconselho cores claras, e um tecido que seja leve em dias quentes e ao mesmo tempo acolhedor no Inverno. Neste sentido, a melhor opção serão os linhos e panos de espessura média. Este género de tecidos adaptam-se aos mais variados estilos de decoração, e a nível de logística duram muito mais tempo pois as cores não desbotam com o sol.
Dicas: Combinem o tom do cortinado com a cor da parede.
Um estore /cortinado pode ser um mote de decoração. Se vão começar a decorar do zero, a escolha do cortinado certo é um óptimo ponto de partida.
ALMOFADAS
As almofadas são fundamentais na decoração de um quarto.
Encham a cama de almofadas decorativas com vários tamanhos e cores.
No site da marca  PILLOWS and BOWS  ao escolherem a opção “ Make your own” poderão personalizar a vossa almofada, escolhendo as cores e os tecidos que combinam melhorar com a decoração do vosso espaço. Fica a dica ;).
DECORAÇÃO:
Na hora de decorar, escolham acessórios e objectos de decoração como candeeiros, molduras, velas e arranjos florais. E de uma forma organizada e simples comecem a preencher o vosso quarto. Mas tenham em atenção que: a simplicidade e a organização imperam sempre numa boa decoração!
Less is always more. ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...